DICAS PARA NÃO SOFRER COM A UMIDADE
Oi, pessoal!! Tudo bem?? O post de hoje fala de um assunto não muito charmoso, mas necessário… COMO COMBATER O MOFO E A UMIDADE :/ Quem mora em Curitiba (ou lugares frios e úmidos como aqui) sabe como é difícil esse problema!! Hoje choveu demais aqui e a previsão de tempo para a próxima semana é mais chuva ainda. Então selecionamos algumas dicas para quem sofre com a umidade em casa!
Para quem está construindo ou reformando a casa, algumas medidas podem ser BEM eficazes para evitar o problema no futuro: A orientação solar e a ventilação do imóvel fazem toda a diferença. Produtos isolantes, como mantas e impermeabilizantes também podem ajudar. Não tente simplesmente pintar sobre o mofo. Ele fará com que a tinta descasque, e irá continuar a crescer e se espalhar.
Para quem não pensa em mexer na casa, também é possível controlar a situação com pequenas ações no dia-a-dia. Manter casa bem arejada e limpa pode ser uma garantia contra o mofo. Evitar o acúmulo de objetos e escolher tapetes e cortinas mais “sequinhos” também ajuda. Persianas ao invés de cortinas em tecido normal são mais fáceis de limpar e acumulam menos pó. Tapetes menos peludos funcionam da mesma forma. Outra dica é manter uma distância entre os móveis e as paredes. Isso ajuda na ventilação e, consequentemente, na diminuição do bolor. Em caso de armários embutidos, você pode colocar placas de isopor entre a parede e os móveis. Elas também ajudam na prevenção de crescimento dos fungos.
Além do cheiro desagradável, o mofo pode ser bastante prejudicial à saúde. Separamos algumas receitinhas caseiras para ajudar a eliminá-lo! 😉
Para remover o mofo dos azulejos do banheiro e cozinha, faça uma mistura de 100 mL de agua sanitária diluída em um litro de agua. Com a ajuda de uma esponja, esfregue esta solução nos lugares com mofo e deixe agir por cinco minutos; depois, lave com água abundante.
Para evitar o aparecimento de mofo nos armários e guarda-roupas, mantenha sempre uma limpeza constante com um pano úmido e um pouco de vinagre, deixe as portas abertas para secarem totalmente e continue o uso normal. Para usar o vinagre nos armários e outros móveis: Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um recipiente grande (a solução borbulha muito). Depois coloque a mistura em um borrifador e passe nos objetos mofados, deixando agir por aproximadamente 10 minutos. Seque com um pano limpo e repita este processo uma vez ao mês.
ÁGUA SANITÁRIA: Primeiro retire o mofo do ambiente com um pano seco. Misture 50 ml de água sanitária com 1L de água, molhe o pano na solução e passe na área infectada. Espere secar e só depois guarde as roupas e outros itens no armário. Use luvas para proteger a pele da ação água sanitária.
LIMÃO: Utilize para tirar manchas nos ambientes afetados pelo mofo. A acidez do limão é ótimo para limpar os azulejos do banheiro. Passe o limão na superfície do azulejo, esfregue e utilize água para limpar.
TECIDO: Para limpar as manchas de mofo nos tecidos, utilize água com sal. Deixe de molho em um balde de água com sal por algumas horas e depois lave como de costume.
ARMÁRIOS: Para evitar mofo em armários coloque em um pote de vidro com pó de cal. O pó absorve a umidade do espaço que vai ocasionar o mofo. Outra boa ideia é deixar sachês de tule com bolinhas de cedro ou com giz vai retirar a umidade do local. Quando o giz estiver úmido, é um sinal de que está na hora de trocá-lo. Para o cedro, basta colocá-lo no sol para secar e reutilizá-lo.
O óleo de Malaleuca é excelente para combater o mofo, além de ser uma alternativa natural! Ele é bom para tratar problemas respiratórios, além de combater vírus e bactérias. Você pode encontrá-lo em farmácias e lojas de essências e produtos naturais. Para utilizar, dilua 5 colheres de café do óleo em 1 litro de água e coloque num borrifador. Em seguida, aplique a mistura nos móveis, paredes, portas e janelas uma ou duas vezes por semana. Nas superfícies de madeira, borrife num pano e depois passe esse pano na região mofada. Nas paredes, depois de borrifá-las bem, esfregue com uma esponja. O produto dura em média seis meses.
Essas foram nossas dicas!! Esperamos ter ajudado e que vocês possam estar mais preparados para a chuva dos próximos dias!! Se tiverem dicas de temas que gostariam de ver aqui, deixem nos comentários abaixo ou e-mail: contato@www.unearqdesign.com.br
Beijos e até semana que vem!
Ana e Carol