PASSO A PASSO – PAREDE DE TIJOLOS DESCASCADA

Slide6

Olá, pessoal!! Tudo certo?

O post de hoje é mega pedido e alvo de muita curiosidade!!

Como fazer a famosa parede de tijolinhos descascados?? Bom, vamos dar um passo a passo bem simples aqui para você também ter a sua em casa. Acompanhe para saber mais:

1 – DESCUBRA SUA PAREDE

O primeiro passo de todos é descobrir se a sua casa é feita mesmo de tijolos e se você vai gostar da carinha que eles têm. Os apartamentos mais antigos, com cerca de 20, 30, 40 anos normalmente eram feitos de tijolos e fica bem bacana descascar. Já os novos, muitos são feitos em bloco estrutural. Aí não adianta gastar seu tempo e braço. Será preciso escolher um tijolinho fake de revestimento ou papel de parede – que também podem ficar muito legais.

Nossa dica é de descascar uma pequena parte da parede para ver como é o tijolo e se você gosta mesmo dele. Lembramos sempre para os clientes que a parede descascada é para ficar intencionalmente rústica mesmo. Não adianta querer que seja tudo perfeitinho, pois será praticamente impossível. Além de tudo, é justamente essa a graça do “tijolo descascado”. Para quem é mais neurótico com simetria e medidas, indicamos também usar o fake.

Teste que a Sabrina fez antes de descascar a parede do "Meu apartamentinho"

Teste que a Sabrina fez antes de descascar a parede do “Meu apartamentinho”

Para fazer o “teste”, basta usar uma chave de fenda e um martelo ou marretinha e descascar com cuidado. Caso você goste do que estava ali por dentro, pode colocar a mão na massa se tiver braço ou pedir para um pedreiro que tenha um “Martelete Rompedor” descascar a parede para você. Nessa hora a palavra mais importante é CUIDADO, pois descascar com pouca delicadeza pode estragar os tijolos de trás.

Slide1

 2- COR DA PAREDE

Depois que a sua parede estiver toda descascada, analise se você gosta do resultado final e da cor que os tijolos ficaram. Normalmente fica um pouco do reboco antigo impregnado nos tijolos, que ficam um tom de laranja claro.

Parede depois de descascada - durante a obra

Parede depois de descascada – durante a obra

Caso você não goste desse resultado, pode optar por fazer uma solução de água com um pouco de cal e passar com um pincel grosso por cima dos tijolos. Eles ficarão mais esbranquiçados.

Slide3

Caso você queira eles mais branquinhos, também pode pintá-los com tinta branca direto. O relevo dos tijolinhos será mantido e fica bem bacana.

tijolo-aparente-com-pintura

Para os mais ousados, também vale colocar alguma outra cor mais diferente!

c742fc4bfecc18e7892ddc7427019c9e

daaeb959da17e5baf6c34e368af48bef

3 – TUBULAÇÕES APARENTES

Como falamos no começo do post, a parede descascada é sempre uma surpresa. Nunca sabemos com certeza, até descascá-la, o que terá ali por dentro. Se sua parede tiver tomadas e interruptores, muito provavelmente terá algum tipo de tubulação elétrica passando que irá aparecer na hora de descascar. Para resolver este imprevisto, temos duas dicas: a 1ª seria a de fazer um pouco de massa de cimento e “camuflar” a tubulação para que ela quase não apareça. Tente chegar na cor mais próxima o possível do cimento que está entre os tijolos para ficar mais discreto.

Para quem gosta de decoração com estilo mais rústico e industrial mesmo, a dica é deixar a tubulação aparente. Para dar ainda mais charme, vale substituir os tubos existentes por eletrodutos galvanizados – fica com um ar mais industrial ainda!

7ee03f0ab5cfda105c61813b43db1731

Slide5

4 – PILARES E VIGAS

Pilares e vigas também podem aparecer pelo caminho. Você pode optar por não descascar esta parte da parede, deixá-la no concreto (de novo para os que gostam do industrial) ou revesti-los com algum tipo de painel ou moldura.

46808ec4d0549d08e1fdeaa86648c5db

Viga em concreto aparente

Parede da obra lá de cima. A viga foi pintada temporariamente de branco para depois receber moldura de madeira.

Parede da obra lá de cima. A viga foi pintada temporariamente de branco para depois receber moldura de madeira.

5 – IMPERMEABILIZAÇÃO

Depois de tudo isso, precisamos garantir que essa parede tão “rústica” não encha a casa o tempo todo de poeira. Para isso, mãos à obra na limpeza: passe uma escova macia para tirar todos os restinhos de cimento solto da parede. Vai fazer bastante poeira, mas melhor agora do que para sempre, certo? Depois, com um aspirador também com ponta de escova, vã sugando toda a poeira da parede e que tenha ficado no chão. Assim todos os restinhos indesejados terão ido embora.

A segunda etapa é passar nesta parede um produto “HIDROFUGANTE”, que vai impermebilizá-la sem que ela fique brilhante. Procure na embalagem por uma opção sem brilho ou fosca. Algumas opções abaixo:

Slide4

Esse produto é bem fácil de passar e você mesmo pode fazer. Tem cheiro bastante forte, então recomendamos que deixe o espaço bem ventilado ou use uma máscara. Com um pincel grosso vá passando por toda a parede. Deixe secar e passe mais uma ou duas demãos.

Está pronta sua parede! 

apartametinho

Esta é a parede de tijolinhos descascados do Meu apartamentinho, da Sabrina do Coisas de Diva. Ela fez um tour semana passada mostrando mais detalhes do apartamento. Entra lá no canal delas no Youtube para ver!!

 

Gostaram do passo a passo? É simples e o resultado fica muito lindo!

Depois nos contem se colocaram em prática!

Beijos e até semana que vem!

blog

 

 

Ana e Carol

 

No comments yet