TENDÊNCIAS PARA 2018

23/12/2017 10:52  /  Novidade

Capturar CAPA

Oi, pessoal!

Tudo certo?

O post de hoje vem falar de tendências!! Coisa que adoramos!

Na semana passada, fizemos uma visita à nossa querida Schattdecor para conhecer um pouco das tendências que eles identificaram para o ano de 2018. Para quem não sabe, a Schattdecor é quem fabrica os papéis decorativos da maior parte das marcas de Painéis de MDF e muitos pisos laminados entre outros. E para isso, eles precisam estar sempre antenados no que está acontecendo e vai acontecer no mundo. É um assunto mega interessante! Ano passado também fizemos um post sobre as tendências deles, que você pode ler aqui.

Nós gostamos muito das tendências que a Schattdecor seleciona, achamos sempre muito atuais e coerentes com o que aplicamos no dia-a-dia dos projetos. Em paralelo à elas, gostaríamos de citar também as tendências de cores selecionadas para o próximo ano. Vamos lá?

A primeira tendência da qual vamos falar é a cor do ano da Pantone:

Leatrice Eiseman - Diretora do Pantone Color Institute

Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora.

Historicamente, os tons de violeta sempre foram relacionados à questões místicas e espirituais. Esta escolha reflete a nossa crescente busca por  autoconhecimento e expansão de consciência,  reflexo ao mundo com overdose de informações e estímulos em que vivemos.  O uso de tons violetas e roxos na decoração inspiram a conexão, experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir fronteiras através de soluções criativas. Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico.

cor 2018 pantone

Quanto às cores escolhidas pelas marcas de tinta brasileiras para representar 2018, podemos relacioná-las de certa forma à esses tons de púrpura. Porém, a Suvinil e a Coral buscaram como conceito a relação de conforto e terra natal. As cores Terra Roxa e Adorno Rupestre são tons terrosos de roxo acinzentado e coral e evocam a conexão com nossas raízes.

adorno rupestre coral

tendc3aancias-suvinil-2018-2

Sobre as tendências da Schattdecor, percebemos uma preocupação em entender e traduzir os diferentes estilos de vida e formas de comportamento das pessoas ao redor do mundo. A diversidade de lifestyles, as mudanças demográficas, a transformação digital e a relação cada vez mais próxima das pessoas com a natureza criou uma necessidade de pensar os espaços sociais de forma única, o que requer novas soluções para o futuro. Estas são as quatro tendências selecionadas por eles para 2018:

MICRO HOUSING
“A relação entre o número de pessoas nas cidades e os espaços disponíveis torna-se cada vez mais desproporcional, fazendo com que estes fiquem mais escassos, menores e supervalorizados.  Apenas a construção de mais edifícios não é suficiente, é preciso aliar design e função nos produtos para que esses se adaptem a esses pequenos espaços. Há algum tempo o conceito de micro-apartamentos existe nas grandes metrópoles: unidades residenciais compactas e adaptáveis. No futuro, será cada vez mais importante otimizar o espaço, focando em projetos mais funcionais e inteligentes.”

Traduzindo este conceito para o mundo décor, temos o uso de madeiras claras e de cores leves, para uma sensação de amplitude aos pequenos espaços. Móveis são planejados e inteligentes, muitas vezes acumulando mais de uma função para suprir necessidades ocupando menos espaço. O estilo de vida é minimalista, sem muito acúmulo de bens, roupas e objetos, apenas o necessário para se ter uma vida plena e em constante movimento.

300 Square Foot Micro apt | Similar to my kitchen concept | Furniture #decorate

SMART HOME
“Como a tecnologia digital está mudando a nossa vida? O conceito de SMART HOME não se resume apenas a smartphones e gadgets, e sim ao aumento da tecnologia integrada a casa. No futuro, as pessoas usarão seus telefones para automatizar as mais diversas funções de uma casa, permitindo economizar energia ou melhorar o conforto e a conveniência. Para isso, existem pesquisas constantes para que estas inovações se concretizem. Com a facilidade de acesso às informações, estes gadgets criam uma conversa quase natural com o usuário de tal forma que, mesmo com toda esta interação tecnológica, o lar não se torna frio, pois são elementos que se integram sutilmente à rotina.”

Relacionando à decoração, podemos pensar na automação dos espaços e a interatividade. Mas o que mais gostamos dos conceitos apresentados pela Schattdecor dentro deste tema, foram os painéis que simulam a marchetaria com madeira e mármores. Ambos materiais estão super em alta e tem valor agregado alto.  Dessa maneira, podemos tornar mais acessível e até mesmo mais ecológico o seu uso de maneira diferenciada e atual.

Resultado de imagem para schattdecor smart decor marble

Resultado de imagem para schattdecor smart decor marble

Resultado de imagem para schattdecor community zone

 

COMMUNTY ZONE
“A variedade de estilos de vida, o aumento de pessoas solteiras em todas as faixas etárias, famílias agregadas, comunidades interculturais e várias gerações que vivem sob o mesmo teto estão recriando padrões. Estes novos hábitos são representados por formas de coabitação menos convencionais e também por um comportamento mais consciente em relação ao meio ambiente. Alimentos saudáveis, superalimentos, exercícios físicos e relaxamento são conceitos que caracterizam esse lifestyle.” 

Para a decoração, vemos itens culturais e tradicionais, que contam uma história. Madeira, misturada à texturas de palha, tapetes, marchetaria rústica e tons escuros que trazem aconchego à grandes espaços que serão habitados por diferentes tipos de pessoas e famílias. O estilo de vida saudável reflete no uso de vegetação abundante, que traz para perto o contato com a natureza.

Resultado de imagem para schattdecor community zone

comunity 1

comunity 2 comunity

 

AGELESS LIVING
“As mudanças demográficas significam um adeus ao envelhecimento da forma como conhecemos. As pessoas não querem mais ficar na zona de conforto e simplesmente envelhecer. Elas buscam um estilo de vida jovem e moderno, estão abertas a novidades e têm interesse em novas tecnologias, para que possam vivenciar mais experiências no mundo analógico. Exercícios físicos e mentais são importantes para este público alvo que, mais do que nunca, está mais saudável, mais divertido e mais sábio em relação à vida. Eles correm, andam de bicicleta, gerenciam suas mídias sociais e mantém uma alimentação consciente sem abrir mão do que gostam. Eles têm um bom senso estético e não possuem restrições quanto à idade, o que se reflete em suas casas, que são atemporais.” 

Para a decoração, temos o uso de materiais nobres e clássicos. Tons escuros, preto, couro e madeiras nobres são simuladas nas chapas inspiradas por este estilo. São materiais neutros e atemporais, pensados para durarem para diferentes fases de vida.  Adoramos.
Imagem relacionada

ageless 1

ageless

O que acharam das tendências para o próximo ano? Aplicariam alguma delas na sua casa?

Contem para nós o que acharam!

Boas festas, bom final de ano e em 2018 voltamos com mais novidades para vocês!

Beijos,

ana e carol

 

Ana e Carol

 

No comments yet