FENG SHUI PARA HARMONIZAR A CASA

CAPA

Oi, pessoal! Tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco sobre um assunto muito interessante na hora de buscar pela harmonia da casa: o Feng Shui. Esta é uma técnica milenar chinesa que em sua essência é pouco conhecida, por vir de uma cultura tão diferente da nossa ocidental.  O que se conhece são adaptações à nossa cultura de uma técnica profunda e séria, além da mistificação do tema, com simbologias e uso de objetos “milagrosos”. A arquiteta Carol Henares nos ajudou neste post a desmistificar um pouco o tema, com conceitos mais puros, simples e algumas boas práticas que servirão para qualquer empreendimento.

Feng Shui 02

Feng Shui significa literalmente vento e água, pronuncia-se Fon Sue. Foi por muito tempo conhecido como Kan Yu. Possui muitas origens, dentro da própria China no espaço territorial que conhecemos hoje. Na extensão desse país continental havia, e ainda existe, uma diversidade de cultura e até mesmo idioma distinto dependendo da região. Duas escolas tiveram destaque: San He e San Huan. Ambas usam como base a famosa bússola o Luo Pan. Dessas escolas derivam uma série de métodos de cálculos e estudos para organizar, direcionar e descrever os potenciais energéticos, tanto do ambiente construído quanto de áreas maiores como terrenos e até cidades.

A ideia principal é conhecer quais energias estão circulando por ali (Vento: Feng), e como está circulando, ou seja, qual o caminho da água (Shui): acelerado, calmo, turbulento, parado, bloqueado, etc. E auxiliar no reequilíbrio desse “rio”: se as águas estão poluídas, criar mecanismos para que seja filtrada; se estão aceleradas ou bloqueadas, reorganizar o contexto para que o fluxo seja mais harmônico.

Traduzindo isso para dentro de nossas casas seria como: inserir objetos, cores e formas em locais específicos para transformar e reequilibrar a qualidade da energia que está chegando ali. E se for preciso organizar os espaços e mobiliário para que a energia circule de forma mais tranquila e harmônica. A mesma metodologia é usada para a disposição de ambientes em um projeto de uma casa, ou espaço comercial, industrial, e qualquer outro imóvel. Com os fluxos e energias equilibrados fazemos com que nossos ambientes sejam fortes aliados à nossa saúde e prosperidade. Afinal, em um rio poluído e caudaloso, não é possível pescar e nem ter uma boa plantação em suas margens.

0ef8ae310ed6b7656820ec473a615eda

Como “ descobrimos” se a água está poluída ou não? Em primeiro lugar sentindo o espaço. Sempre tem aquele cantinho de casa em que gostamos mais de ficar e outras áreas menosprezamos. Isso já é um alerta. Mas é algo muito sutil. Usamos cálculos matemáticos baseados no ano da construção do imóvel associados a direção, identificada por uma bússola de alta precisão, e o conhecido Quadrado Mágico (3×3). Com essas informações, delimitamos sobre a planta as direções e os potenciais energéticos e com isso o que deve ser feito em cada ambiente de acordo com o seu uso. Essa é a base de uma consultoria.

Mas antes de mais nada é preciso limpar, fazer uma faxina. Assim como em um terreno, que precisamos carpir antes de começar a construção; e mesmo o rio que queremos limpar, precisamos tirar os galhos e as fontes de poluição, nos nossos ambientes a faxina é o ponto de partida.

Limpe tudo, inclusive gavetas, fundo de armário, cantinhos, jardins etc. Objetos e móveis sem uso são fonte de energia estagnada. Descarte, doe, de novos usos. Desapegue.

3a749e5e4c48b4a8dbcdfa2a5e0ebc5a

Atenção maior se tiver o “quarto da bagunça”. Vamos liberar espaço para o novo! Não adianta guardar algo por que “vai que um dia precisa”, isso gera estagnação. A prosperidade não consegue fluir. E quando estiver no fluxo da prosperidade, o que você precisar, você terá. É simples assim. Procure ter em casa somente objetos, roupas e móveis que te façam bem tenham boas memórias.  Uma dica é tirar tudo dos armários e olhar um item de cada vez, para sentir e pergunte para si mesmo: é útil? É belo? Tem valor sentimental positivo?

f12706189aed81ed09ca169902457681

Algumas informações são válidas independente do estudo e da consultoria feita por um profissional. Garantem o bem-estar e auxiliam no bom encaminhamento das energias em qualquer imóvel. Seguem alguns questionamentos comuns e dicas para um ambiente mais equilibrado:

Geral:

  • Devo ter plantas em casa? Se gostar, sim. Sempre trazem vida ao ambiente.
  • Incenso? Se te fizer bem, sim.
  • Cristais? Claro, se gostar. Mantenha-os sempre limpos. Há várias técnicas para isso, procure a que melhor se adapta a sua realidade.
  • Animais também são excelentes condutores de energias positivas.
  • Arrume portas que não fecham, fechaduras que emperram.
  • Livre-se de objetos quebrados.
  • Vazamentos é riqueza indo embora pelo ralo. Conserte qualquer problema de encanamento o mais rápido possível.

Quartos

A posição da cama é vital para a qualidade de nossa saúde e relacionamentos.

O ideal é ter a cabeceira da cama voltada a uma parede sólida, que não tenha tubulações de banheiros, nem janelas ou portas. Devemos cuidar com armários dispostos sobre a cama, eles criam um corte que chamamos de guilhotina, causando distúrbios no sono e até mesmo comportamentais.

A cama do casal deve estar centralizada na parede, com um criado mudo de cada lado, criando um equilíbrio entre o masculino e o feminino. O mesmo equilíbrio vale para os objetos posicionados de cada lado.

A primeira coisa que vê ao acordar irá interferir em todo o seu dia. Se tiver quadros, que lhe tragam boas sensações. Garanta um ambiente organizado.

Caso seja uma suíte, porta do banheiro sempre fechada, independentemente da posição no quarto.

A porta de entrada e a janela não deve estar alinhada com a cama no meio. Isso cria uma flecha energética nociva para quem está na cama. Caso a estrutura no quarto não possa ser modificada use uma cortina fechada sempre que for dormir e tente também manter porta fechada.

Quartos devem ter cores suaves, que garantam um ambiente tranquilo para o descanso. Cores muito fortes possuem uma vibração muito Yang dificultam o sono. São bons em motéis, por exemplo.

Equipamento como televisão devem ser evitados nos quartos, ou evitar assistir antes de dormir. Até mesmo celulares. Eles ativam nossos neurotransmissores criando ondas dinâmicas que inferem na qualidade do sono. As informações que recebemos através das mídias irão influenciar também o nosso inconsciente. Quem sempre vê violência, estará alimentando a mente de violência.

y (30)

Salas

Sofás com maior permanência devem ter seu espaldar (apoio de costas) protegido por uma parede ou biombo. Cuidado ao virar sofás de costas para a entrada.

Muitos móveis, objetos e decoração podem causar sufocamento e bloqueios energéticos, como estagnação financeira e problemas de saúde.

Banheiros

Banheiros são considerados ladrões de energia. Mantenha a porta fechada. Ralos e vaso sanitários tampados. Use plantas como decoração, conserve-as sempre vivas e em bom estado.

457ad6a55c56e4740db4ef139f4ad273

Cozinha| serviços

Mantenha a cozinha sempre limpa e organizada, ela é a fonte de nutrição da sua casa e da sua vida.

Atenção ao armazenamento de mantimentos.

Áreas de serviços costumam ser deixadas de lado como cantos de bagunça. É preciso mantê-las limpas e em ordem.

68c05e7fdc84c06a1ddadb0d3b2d1c0f

Espelhos

Espelho são objetos de muita curiosidade e dúvidas. São elementos que ativam a energia Yang, são dinâmicos, verdadeiros catalizadores de energias. Por isso devemos ter muito cuidado com eles. Refletindo a mesa de jantar, ele multiplica a prosperidade e a fartura para quem mora na casa. Aproveite para ter flores coloridas e cestas de frutas sobre a mesa. Circulações pequenas e salas muito apertadas também é recomendado. Para os quartos o uso tem certas restrições, já que são ambientes que devem ser mais tranquilos e garantir o descanso. Ao colocar espelhos ativamos a energia Yang e o morador pode ter dificuldade ao dormir. Se for imprescindível ter espelhos no quarto, garanta ao menos que ao estar deitado na cama não seja possível se ver através do espelho.

A posição na entrada da casa, ou qualquer outro ambiente requer uma análise mais profunda, para conhecer quais energias estão sendo ativadas naquele local.

 

Gostaram das dicas? Se tiverem mais dúvidas, entrem em contato conosco ou com a Carol Henares

Beijos e até semana que vem!

ana e carol

 

Ana e Carol

No comments yet