SÉRIE ONDE ENCONTRAR EM CURITIBA: DICAS SOBRE MARCENARIA
Oi, pessoal!! Tudo bem??
Todo mundo sabe que um dos motivos pelos quais criamos o nosso BLOG era compartilhar com vocês, aqui de Curitiba, lojas e lugares bacanas para encontrar itens de decoração. Resolvemos, então, criar uma série especial de posts para o mês de março chamada: ONDE ENCONTRAR EM CURITIBA! Neles, vamos dar algumas dicas sobre alguns assuntos específicos junto com alguns fornecedores que costumamos indicar para os nossos projetos! 😀
Neste primeiro post, chamamos os meninos do Marceneiro Curitiba para nos ajudar a tirar algumas dúvidas comuns que TODO MUNDO tem sobre marcenaria. Vamos lá?? LEIA ATÉ O FINAL DO POST PARA UMA SURPRESA BACANA!! 😀
Selecionamos algumas das dúvidas mais freqüentes entre vocês para dar uma ajudinha 😉
Dúvida 01: O QUE É O MDF? É UM MATERIAL BOM? COMO CUIDAR?
Essa é uma dúvida SUPER frequente, tanto que já fizemos um post contando tudo sobre o MDF e MDP. Mas resumidamente, MDF são chapas de fibra de madeira que substituíram o uso da madeira natural em si que, além de nada ecológico, se tornou muito caro com a escassez cada vez maior de matéria-prima. O bom é que é fácil de cuidar e limpar (um paninho úmido ou uma esponjinha macia com detergente já resolvem), além de ter uma variedade enorme de opções de acabamento. Só é importante cuidar com a umidade. A dica dos meninos do Marceneiro Curitiba é evitar que o móvel vá até o chão, assim não entra em contato direto com a água na hora da limpeza do piso.
Dúvida 02: MÓVEIS SUSPENSOS OU ATÉ O CHÃO? O QUE É UM SÓCULO?
Essa dica dá continuidade à anterior. Como o MDF não é SUPER resistente à água, é importante que ele esteja protegido de áreas que serão molhadas. Portanto em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, é bom que os móveis sejam suspensos do chão ou tenham um sóculo. O sóculo é uma espécie de rodapé que fica embaixo do móvel e pode ser de granito ou mármore. Ele também impede que se acumule sujeira embaixo do móvel. Caso você goste de limpar todos os cantinhos da casa muito bem, o móvel suspenso vai te permitir alcançar embaixo de tudo.
Dúvida 03: POSSO FAZER A BANCADA DA PIA EM MADEIRA?
Como falamos nas dicas anteriores, o MDF não é muito resistente à água. Portanto só seria possível uma bancada em MDF caso ela fosse revestida com vidro por cima. Mas ainda assim não seria uma solução tão bacana. O certo mesmo seria fazer a bancada em granito, mármore ou Silestone. Para quem gosta do estilo Escandinavo, que está super na moda, o indicado seria fazer a bancada em madeira natural, como na foto acima.
Dúvida 04: AINDA SOBRE PIAS E CUBAS, COMO FICAM AS GAVETAS EMBAIXO?
Quem nunca sonhou com um banheiro ou cozinha cheia de gavetas? Elas tornam nossa vida muito mais fácil e prática. Só precisamos lembrar que, normalmente temos sifões embaixo das pias, o que faz com que fique difícil colocar uma gaveta ali sem perder bastante espaço. Nos nossos projetos, costumamos sugerir uma porta basculante para abertura embaixo da pia, e gavetas abaixo dele. Assim aproveitamos o espaço. O Marceneiro Curitiba assina embaixo dessa dica que facilita muito na hora de executar e utilizar o móvel. 😉
Dúvida 05: ELETRODOMÉSTICOS INTERFEREM NA MARCENARIA?
Sim!! Este é um ponto importantíssimo, principalmente nos projetos de cozinhas. Os tamanhos e modelos dos eletros devem sempre ser informados no início do projeto aos marceneiros. Assim eles farão o móvel adaptado ao tamanho certinho do seu equipamento. Os fornos de embutir também precisam de uma máscara, simples de fazer, mas importante para que o acabamento da sua cozinha fique perfeito. Se você ainda não decidiu seus eletros e quer fazer os móveis da sua cozinha, mãos à obra! Lembre-se sempre que cada tamanho de cozinha tem também os tamanhos adequados de eletros e móveis.
Dúvida 06: O PAINEL DE TV VAI ESCONDER TODOS OS FIOS DOS APARELHOS?
Ele pode sim esconder todos aqueles fios que deixam a casa com ar de bagunça. Mas é importante observar se você tem as tomadas e pontos de antena e elétricos necessários e nas alturas necessárias. Se você quer, por exemplo, um painel suspenso a 1,20m do chão, precisa ter tomadas mais altas ou fazer um móvel que esconda toda essa altura caso suas tomadas sejam baixas. Consulte sempre um profissional caso haja dúvida sobre a melhor forma de adaptar o espaço para o que você deseja!
DÚVIDA 07: GUARDA ROUPA EM L GANHA MAIS ESPAÇO?
Não necessariamente. Temos a impressão que sim, mas na verdade o espaço ganho nem sempre é o ideal para a circulação do quarto. Vale lembrar que quanto mais fechamos o ambiente com armários grandes, maior também a sensação de um espaço pequeno e apertado.
DÚVIDA 08: QUAL A PROFUNDIDADE IDEAL PARA OS GUARDA-ROUPAS?
Para cabideiros, o ideal é manter pelo menos entre 55 e 60cm. Assim os cabides não viram na hora de fechar a porta, amassando as roupas. Para roupas dobradas, sapatos e até gavetas, a profundidade pode ser menor. Entre 30 e 40cm conseguimos uma boa pilha de roupas dobradas, sem ter que derrubar a da frente para alcançar a de trás.
Gostaram do trabalho do Marceneiro Curitiba?? A gente super indica e confia no trabalho deles. Entra lá no site deles: www.marceneirocuritiba.com.br/
Nas redes sociais também tem muitas imagens do trabalho deles: Facebook e Instagram
E a nossa SURPRESA ESPECIAL do post chega agora! Quem imprimir ou mostrar um print do cupom abaixo, ganha 5% de desconto para fazer os móveis com eles!! Oportunidade única de ter os móveis do jeitinho que você imaginava!!
Esperamos que tenham gostado das dicas, semana quem vem tem mais lojas em Curitiba para vocês!
Até lá!
Ana e Carol
Adorei as dicas, por favor façam sobre gesso e dry wall em curitiba!!
Oi, Vitoria!! Que ótimo que gostou! Vamos anotar e em breve faremos um post sobre dry-wall! Acompanhe a gente para mais dicas, as próximas serão iluminação, papel de parede e piso vinílico!