SÉRIE ONDE ENCONTRAR EM CURITIBA: DICAS SOBRE MARCENARIA

mapa curitiba MARCENARIA

Oi, pessoal!! Tudo bem??

Todo mundo sabe que um dos motivos pelos quais criamos o nosso BLOG era compartilhar com vocês, aqui de Curitiba, lojas e lugares bacanas para encontrar itens de decoração. Resolvemos, então, criar uma série especial de posts para o mês de março chamada: ONDE ENCONTRAR EM CURITIBA! Neles, vamos dar algumas dicas sobre alguns assuntos específicos junto com alguns fornecedores que costumamos indicar para os nossos projetos! 😀

Neste primeiro post, chamamos os meninos do Marceneiro Curitiba para nos ajudar a tirar algumas dúvidas comuns que TODO MUNDO tem sobre marcenaria. Vamos lá?? LEIA ATÉ O FINAL DO POST PARA UMA SURPRESA BACANA!! 😀

duvidas

Selecionamos algumas das dúvidas mais freqüentes entre vocês para dar uma ajudinha 😉

Dúvida 01: O QUE É O MDF? É UM MATERIAL BOM? COMO CUIDAR?

Essa é uma dúvida SUPER frequente, tanto que já fizemos um post contando tudo sobre o MDF e MDP. Mas resumidamente, MDF são chapas de fibra de madeira que substituíram o uso da madeira natural em si que, além de nada ecológico, se tornou muito caro com a escassez cada vez maior de matéria-prima. O bom é que é fácil de cuidar e limpar (um paninho úmido ou uma esponjinha macia com detergente já resolvem), além de ter uma variedade enorme de opções de acabamento. Só é importante cuidar com a umidade. A dica dos meninos do Marceneiro Curitiba é evitar que o móvel vá até o chão, assim não entra em contato direto com a água na hora da limpeza do piso.

Dúvida 02: MÓVEIS SUSPENSOS OU ATÉ O CHÃO? O QUE É UM SÓCULO?

Essa dica dá continuidade à anterior. Como o MDF não é SUPER resistente à água, é importante que ele esteja protegido de áreas que serão molhadas. Portanto em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, é bom que os móveis sejam suspensos do chão ou tenham um sóculo. O sóculo é uma espécie de rodapé que fica embaixo do móvel e pode ser de granito ou mármore. Ele também impede que se acumule sujeira embaixo do móvel. Caso você goste de limpar todos os cantinhos da casa muito bem, o móvel suspenso vai te permitir alcançar embaixo de tudo.

Cozinha suspensa, móveis em MDF e bancada em madeira natural

Cozinha suspensa, móveis em MDF e bancada em madeira natural feitas pelo Marceneiro Curitiba

Dúvida 03: POSSO FAZER A BANCADA DA PIA EM MADEIRA?

Como falamos nas dicas anteriores, o MDF não é muito resistente à água. Portanto só seria possível uma bancada em MDF caso ela fosse revestida com vidro por cima. Mas ainda assim não seria uma solução tão bacana. O certo mesmo seria fazer a bancada em granito, mármore ou Silestone. Para quem gosta do estilo Escandinavo, que está super na moda, o indicado seria fazer a bancada em madeira natural, como na foto acima.

Dúvida 04: AINDA SOBRE PIAS E CUBAS, COMO FICAM AS GAVETAS EMBAIXO?

Quem nunca sonhou com um banheiro ou cozinha cheia de gavetas? Elas tornam nossa vida muito mais fácil e prática. Só precisamos lembrar que, normalmente temos sifões embaixo das pias, o que faz com  que fique difícil colocar uma gaveta ali sem perder bastante espaço. Nos nossos projetos, costumamos sugerir uma porta basculante para abertura embaixo da pia, e gavetas abaixo dele. Assim aproveitamos o espaço. O Marceneiro Curitiba assina embaixo dessa dica que facilita muito na hora de executar e utilizar o móvel. 😉

Detalhes de cozinhas do Marceneiro Curitiba

Detalhes de cozinhas do Marceneiro Curitiba

Dúvida 05: ELETRODOMÉSTICOS INTERFEREM NA MARCENARIA?

Sim!! Este é um ponto importantíssimo, principalmente nos projetos de cozinhas. Os tamanhos e modelos dos eletros devem sempre ser informados no início do projeto aos marceneiros. Assim eles farão o móvel adaptado ao tamanho certinho do seu equipamento. Os fornos de embutir também precisam de uma máscara, simples de fazer, mas importante para que o acabamento da sua cozinha fique perfeito. Se você ainda não decidiu seus eletros e quer fazer os móveis da sua cozinha, mãos à obra! Lembre-se sempre que cada tamanho de cozinha tem também os tamanhos adequados de eletros e móveis.

Dúvida 06: O PAINEL DE TV VAI ESCONDER TODOS OS FIOS DOS APARELHOS?

Ele pode sim esconder todos aqueles fios que deixam a casa com ar de bagunça. Mas é importante observar se você tem as tomadas e pontos de antena e elétricos necessários e nas alturas necessárias. Se você quer, por exemplo, um painel suspenso a 1,20m do chão, precisa ter tomadas mais altas ou fazer um móvel que esconda toda essa altura caso suas tomadas sejam baixas. Consulte sempre um profissional caso haja dúvida sobre a melhor forma de adaptar o espaço para o que você deseja!

Ideias paineis de tv

Alguns painéis executados pela marcenaria dos meninos

DÚVIDA 07: GUARDA ROUPA EM L GANHA MAIS ESPAÇO?

Não necessariamente. Temos a impressão que sim, mas na verdade o espaço ganho nem sempre é o ideal para a circulação do quarto. Vale lembrar que quanto mais fechamos o ambiente com armários grandes, maior também a sensação de um espaço pequeno e apertado.

DÚVIDA 08: QUAL A PROFUNDIDADE IDEAL PARA OS GUARDA-ROUPAS?

Para cabideiros, o ideal é manter pelo menos entre 55 e 60cm. Assim os cabides não viram na hora de fechar a porta, amassando as roupas. Para roupas dobradas, sapatos e até gavetas, a profundidade pode ser menor. Entre 30 e 40cm conseguimos uma boa pilha de roupas dobradas, sem ter que derrubar a da frente para alcançar a de trás.

montagem 03

Gostaram do trabalho do Marceneiro Curitiba?? A gente super indica e confia no trabalho deles. Entra lá no site deles: www.marceneirocuritiba.com.br/

Nas redes sociais também tem muitas imagens do trabalho deles: Facebook e Instagram

Marceneiro Curitiba

Móveis Marceneiro Curitiba

E a nossa SURPRESA ESPECIAL do post chega agora! Quem imprimir ou mostrar um print do cupom abaixo, ganha 5% de desconto para fazer os móveis com eles!! Oportunidade única de ter os móveis do jeitinho que você imaginava!!

Desconto marcenaria

Apresente este cupom para ganhar 5% de desconto! ;)

Esperamos que tenham gostado das dicas, semana quem vem tem mais lojas em Curitiba para vocês!

ana e carol

Até lá!

Ana e Carol

Vitória
[ 04/03/2017 02:30 pm ]

Adorei as dicas, por favor façam sobre gesso e dry wall em curitiba!!

  • [ 07/03/2017 09:39 am ]

    Oi, Vitoria!! Que ótimo que gostou! Vamos anotar e em breve faremos um post sobre dry-wall! Acompanhe a gente para mais dicas, as próximas serão iluminação, papel de parede e piso vinílico!