TENDÊNCIAS DE DESIGN E LIFESTYLE: SCHATTDECOR

capa

Há cerca de um mês atrás, nós fizemos uma visita à Schatt Decor, uma fábrica de papéis decorativos alemã que tem sede em São José dos Pinhais.  Papéis decorativos, no caso deles, não se tratam de papéis de parede, mas sim papéis que revestem chapas de madeira, os famosos BPs que comentamos no nosso post sobre MDF E MDP (Quem lembra??). A fábrica deles é sensacional, mas uma das coisas que mais gostamos nessa visita foi a maneira como eles detectam TENDÊNCIAS. Afinal, eles desenham cerca de 2ou 3 anos antes o material que vai para o mercado e para as fábricas. Então eles estão sempre à frente de tudo! E isso é quase como “prever o futuro”.. prever para onde tudo está caminhando.

A arquitetura e decoração são sempre muito baseadas no que as pessoas vivem em seu dia-a-dia. Por isso, as tendências que eles detectaram são baseadas não apenas em design, mas sim, tendências de estilo de vida. As pessoas estão cada vez mais em busca de coisas personalizadas, com sua cara, com que se identifiquem. Num mundo com tantas opções, queremos nos sentir bem em nossas casas e que elas reflitam o que vivemos e somos, nossa história e nossos gostos pessoais. Dito isto, a SchattDecor identificou três fortes tendências de design:

 

freestyle // CLARITY

A mentalidade do freestyle CLARITY  baseia-se na ideia de calma e tranquilidade. Com o bombardeio de informações e mídias nos impactando o tempo todo, esta tendência vem para desacelerar e reduzir o estresse e movimento excessivo diário. Inspirada principalmente no minimalismo japonês, ela busca calma, simplicidade e fuga das distrações. Os móveis são de linhas retas, simples e limpas, prezando pela qualidade e não quantidade. Espaços são mais abertos e com menos elementos, reduzindo a velocidade do nosso mundo de pressa e agitação. Ainda dentro deste estilo, estão as peças de inspiração escandinava, com seu design limpo e o predomínio do branco, cinza e formas geométricas. Cores suaves e pastéis, madeiras mais claras como o pinus e o carvalho além dos mármores claros complementam o contraste de preto e branco com sutileza e versatilidade.

 

 

casual // BLACK

Depois de passar por uma fase muito longa em que a cor branca era usada no mobiliário doméstico, a cor preta se tornou o novo branco e o “casual” se tornou o novo luxo. O estilo casual BLACK é clássico, confortável e sereno. O foco da alta qualidade no mobiliário cria uma aparência mais descontraída e casual e isso é o que forma o estilo do casual BLACK. O preto deixa de ser frio com novas texturas como o mate, o alto brilho e efeitos de pedra rústica e concreto. Amadeirados escuros complementam o ar de sofisticação desejado por aqueles que querem uma casa confortável e atemporal. Couro, madeira e tecidos também finalizam criando uma atmosfera agradável e convidativa.

 

cultural // SPIRIT

 

As fronteiras entre culturas estão desaparecendo progressivamente em tempos de globalização. As tecnologias nos aproximam ainda mais do intercâmbio cultural e também promovem o desejo por um estilo de vida mais tangível e bem fundamentado, GLOBALIZADO. Este é o foco do estilo cultural SPIRIT. As residências passam a ter um mix de diferentes culturas e lugares, e cada vez menos se identificam com sua localização ou época. Consequentemente, elas passam também a ter o aspecto de um local “habitado”, não tanto com cara de revista, menos fria e mais pessoal, de atmosfera confortável, que se cerca de materiais simples, mas de alta qualidade. Objetos de decoração que trazemos de viagem ou que pertenceram aos nossos avós se misturam à estilos regionais e peças de design:  a famosa memória afetiva.  Ao mesmo tempo em que o mundo digital nos fascina e se torna cotidiano, desejamos ter de volta os relacionamentos “de verdade” e a autenticidade eclética.  Este estilo valoriza as experiências sensoriais: tonalidades quentes de madeira, tecidos, tapetes, mantas, couro e peles conferem uma atmosfera aconchegante. A decoração transmite muita classe e os objetos, cuidadosamente agrupados, contam histórias de diferentes culturas.

cultural-sp

E aí? Gostaram dos estilos? Com qual vocês mais se identificam? Contem para nós!
Beijos e até semana que vem!

ana e carol

 

Ana e Carol

No comments yet